O que você precisa saber antes de ir para uma trilha

Beth na Trilha - Chapada Diamantina
Chapada Diamantina

Quem já teve a oportunidade de estar em contato com a natureza, sabe o quão gratificante e maravilhoso isso pode ser. E as atividades de caminhada, como trilha e trekking, são um jeito de intensificar esse contato, de forma prazerosa e gratificante. 

Aqui no blog você pode encontrar um post com dicas que te ajudam a distinguir entre trekking, trilha e hikking, você pode conferir. Mas o post de hoje é dedicado aos iniciantes. Então aqui vão as dicas para te auxiliar a aproveitar o máximo dessa aventura. 

Faça uma pesquisa sobre a trilha

Saiba os detalhes da trilha que você está planejando fazer, se necessário contrate um guia. Alguns dos roteiros aqui do blog tem o contato de guias locais que eu recomendo. Cheque a previsão do tempo e se prepare. O ideal para os iniciantes é fazer trilhas durante o outono, que tem temperaturas mais amenas. Não se esqueça de que em lugares altos a temperatura pode cair um pouco. Talvez seja bom levar um casaco. Comece com trilhas de curtas.

Informe os seus planos

Antes de embarcar na aventura, avise os seus amigos e parentes do seu cronograma de viagem e onde você está. Nem sempre é possível ter sinal em trilhas, então é essencial avisar antes para o caso de alguma emergência.

Saiba o que levar na mochila

Como você está começando agora e caminhar demanda algum esforço, tudo o que você não precisa é de uma mochila pesada e cheia de coisas desnecessárias. Leve sempre um kit de primeiros socorros básico.

Ainda sobre a mochila

Sempre se lembre de levar uma lanterna e algo que te ajude a se localizar (mapa, GPS, celular – leve mais de um método, caso algum falhe), por precaução e mesmo que esteja de dia.

Vista-se adequadamente para a trilha

Então use roupas leves, que não dificultem o movimento e te permitam suar. Existem botas adequadas para trekking que possuem uma boa aderência e são um bom investimento. Se a trilha for mais curta você pode usar tênis esportivos, desde que sejam antiderrapantes. 

Esteja preparado e seja paciente

Alongue-se antes e depois da trilha para evitar lesões musculares e respeite os seus limites. É importante começar por uma trilha de dificuldade leve e para se conhecer melhor, e depois você pode ir aumentando conforme a sua experiência.

Hidrate-se e reponha as energias!

Leve água o suficiente para todo o percurso, sem exageros. Conforme você for bebendo a água, a mochila ficará mais leve e você mais hidratado. Leve também lanchinhos leves, como frutas, barrinhas de cereal ou biscoitos. Caminhar após comer coisas pesadas pode ser desconfortável, do mesmo modo que não se deve fazê-lo com fome.

Lembre-se de que na trilha você estará em meio à natureza

Um ambiente comum costuma ter insetos, então é bom usar repelente. Prefira as roupas que cubram mais o corpo, principalmente as pernas. Pois isso te protege tanto dos insetos quanto de pequenos arranhões por conta das plantas.

Cuide do meio ambiente

Essa é uma espécie de código de etiqueta importantíssimo para quem faz trilha, não polua o lugar. Assim, sacos plásticos não podem faltar na mochila, e você carrega o seu lixo com você, para descarta-lo após a atividade.
Aliás, regra básica em qualquer lugar do mundo, jamais deixe resíduos em uma trilha, não escreva em pedras. 

Aproveite o momento!

Agora que você já cuidou de tudo, relaxe e aproveite o momento, pois é uma energia maravilhosa! Ande atentamente e com cuidado, mas evite tensão e mantenha o pensamento positivo.

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

Autor