Prado – BA
Roteiro Alternativo Caravelas Ba

Esse tour é uma opção de roteiro alternativo de um dia saindo da cidade de Prado em direção a Caravelas e Alcobaça. Então, dando sequência da Costa das Baleias, também feito com o guia da região, Pradinho. Além disso, estes passeios fiz de carro conhecendo 4 lugares em um único dia. Em Prado tem agências locais que oferecem pacotes diversificados, opções de vans e de ônibus. Mas este no caso recomendo ir com guia.

7 DICAS PARA VIAJAR MUITO BARATO PELO BRASIL

A princípio o roteiro alternativo com saída de Prado seria apenas Caravelas e Alcobaça. Mas como acabei cedo, ganhei tempo para conhecer outros dois lugares, resolvi me estender até Mucuri, onde fiz a parte central, as praias e a passarela ecológica.

Roteiro Alternativo Caravelas: placa da cidade

Roteiro Alternativo: 1ª Parada – Caravelas

Começamos o nosso roteiro alternativo às 6h em Prado com destino a Caravelas, distância de 25 km. 

Caravelas é uma cidade mais histórica, litorânea e banhada pelo rio de mesmo nome. As praias são parecidas, com areia de branca a dourada e águas claras, de onde partem as embarcações com destino a Abrolhos.

Roteiro Alternativo Portal da cidade de caravelas, globo.

Passamos no centro da cidade, pelo Portal de Caravelas, pelo Globo, onde tem algumas imagens e um letreiro. Desse modo, visitamos toda parte central, onde tem algumas igrejas e casarões de época, prefeitura, antiga estacão ferroviária, e alguns casarões ainda estão bem preservados. 

A cidade costumava ser uma espécie de metrópole da região, onde as pessoas iam para comprar as coisas. Atualmente o forte em Caravelas é o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde os turistas costumam visitar para fazer os passeios, como mergulhos. Além disso, algumas agências oferecem opções em que se pode dormir no catamarã. 

Mas esse é um passeio que eu vou fazer no próximo ano, quero fazer o curso de mergulho. Uma vez que não é permitida a entrada de animais e dura uma semana, então eu preciso me programar.

Parque Nacional de Abrolhos

Fomos também nesse centro de visitação de Caravelas. A entrada é gratuita e a entrada de dogs é permitida, e Nina Dog foi muito bem recebida por lá. 

No centro de visitação a história do Parque Nacional de Abrolhos é contada através de imagens, réplicas. Aliás, tem uma réplica da maior baleia, a baleia azul, ainda são ministradas algumas palestras no local conforme número de pessoas.

Em uma das salas já é possível ver imagens em realidade virtual aumentada. Mas quando estive por lá não havia ninguém para poder assistir, acredito que precisa de número x de pessoas para usar.

Roteiro Alternativo: 2ª Parada – Alcobaça

Saímos de Caravelas por volta do meio-dia e partimos para a cidade vizinha e também a nossa próxima parada, Alcobaça, a 60 km de distância.

Aliás, é outra cidade recheada de memórias, Alcobaça se apresenta sua história arraigada na sua arquitetura. Assim como nas ruas do centro, onde os blocos de concreto em formato hexagonal caracterizam os pavimentos, dando um charme a mais ao município.

Roteiro Alternativo: igreja de Alcobaça

Ainda no centro, podemos ver as construções típicas do estilo barroco, que remetem ao século XIX, prefeitura, casarões e sobrados que anteriormente serviam de prisões, senzalas ou edifícios públicos.

 A proteção dessas construções foi recomendada pelo Instituto do Patrimônio Cultural do estado da Bahia (IPAC-BA). Um dos pontos turísticos da cidade é o farol, que fica bem no início da cidade.

A Praça da Caixa D’Água, uma praça central cujo nome se dá devido a uma caixa d’água, construída para suprir a emissão municipal de água potável.

O patrimônio cultural, além das edificações, é constituído das expressões folclóricas, destacando-se a luta dos mouros e cristãos, conhecida como cavalhada ou marujada, nos dias 19 e 20 de janeiro; bem como o auge dessa festa no dia 20 de janeiro, denominada festa de São Sebastião.

Roteiro Alternativo: Parada bônus – Mucuri

Roteiro Alternativo: praia em Mucuri

 Depois de almoçar em Alcobaça, eu acabei me estendendo até Mucuri, que fica a 137 km de distância. Mucuri é um município litorâneo, sendo o limite sul da Bahia, então faz fronteira com os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Eu já havia pesquisado sobre o município, e lá tem umas falésias muito bonitas. 

Porém, a cidade é grande e as falésias da Costa Dourada, além de serem afastadas da região central, são palco de um fenômeno natural que acontece bem cedo pela manhã, quando o sol nasce e a luz incide, deixando tudo dourado.

Roteiro Alternativo Praia em Mucuri

Por esses motivos, e por conta de Mucuri já ser bem perto do estado do Espírito Santo, então eu achei melhor fazer a parte central da cidade, fui à praia da Barra, também na trilha da passarela ecológica, e voltar depois para fazer esse passeio com mais tempo.

Passarela Ecológica Gigica: uma trilha de duas horas que é uma passagem antiga dos pescadores ao mar, tendo se tornado uma atração eco turística muito interessante, já que acompanhamos a transição do mangue até o mar. 

Além disso, a cada 20 m da passarela, temos uma placa de madeira contando histórias locais em forma de quadrinhos, sendo 16 placas ao total, e 300 m de extensão da ponte rústica.

O nome Gigica é em homenagem a um pescador que se perdeu no mar por alguns dias e ainda assim sobreviveu. No fim da passarela é possível caminhar numa trilha por entre recifes, chegando até a praia e um pequeno manguezal. 

Passamos depois pela margem esquerda do rio Mucuri até a praia de mar aberto, depois a praia do rio e continuamos seguindo a margem até voltar à passarela.

Voltando para Prado

Retornando para Prado, para finalizar esse roteiro recheado de história, belas paisagens e uma trilha com bastante conexão com a natureza, o dia não poderia acabar melhor do que com um pôr do sol espetacular, ainda na estrada.

Roteiro Alternativo Por do Sol em Mucuri

_____________________________________________________________________________

Guia em Prado: Pradinho / Contato: (73) 99984-5008)

Passeios em Prado e região personalizados, valores a combinar conforme roteiro e número de pessoas.

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO

Autor

Escreva um Comentário