O primeiro dia do roteiro completo de Itacaré – BA aconteceu nas praias Itacarezinho, Havaizinho, Camboinha e Engenhoca. Elas são praias rurais conectadas por trilhas, conhecidas como Trilha das Quatro Praias, e uma vez que são mais afastadas, garantem cenários naturais quase intocadas pelo homem.

AS PRAIAS + POPULARES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER EM ITACARÉ-BA

Praia Itacarezinho

Nada melhor do que começar nosso roteiro por uma das mais belas praias que recebe o nome diminutivo da cidade, Itacarezinho, mas, de pequena não tem nada: uma extensão de 3 km de praia paradisíaca, desértica e com uma vista fabulosa.

Se você precisar de um lugar para estacionar, tem a opção de deixar o carro na entrada e ir andando ou no estacionamento particular do Restaurante Itacarezinho. O valor varia de acordo com o tipo de automóvel, para carro é cerca de 30 reais, já para micro-ônibus ou semelhante o valor já aumenta.

Se acaso preferir também pode descer a pé, não tem nenhum custo para visitante pedestre. Mas o problema é o retorno, geralmente já cansado de curtir o dia inteiro, tem uma ladeira que é bem puxada na volta.

Assim, já na estrada para a praia é possível ter uma visão magnifica do que nos espera ao chegar lá. Ademais, é uma praia ótima para família, fazer caminhada, e se quiser um pouco de água doce, pode ir para a parte norte da praia para as cascatas naturais. Uma das grandes atrações da praia é a desova das tartarugas marinhas, que acontecem no período de setembro a março.

Praia Havaizinho – Itacaré

Praia Havaizinho - ITACARÉ

É uma pequena e linda praia, que possui quiosques que pode até atrapalhar um pouco a beleza natural. Mesmo não sendo ponto popular de surf, às vezes, pode-se encontrar boas ondas.
Para acessar essa praia, precisa fazer uma simples trilha de 10 minutos, pois, o lugar é mais isolado por matas e rochas. A propósito, subir nessas rochas que ficam na lateral da praia garante uma visão privilegiada do local.

Praia da Camboinha

Praia da Camboinha - ITACARÉ

Seguindo a praia Havaizinho chega-se na Camboinha, também conhecida como Gamboa. Camboinha chega a ter uma menor extensão de areia que a Havaizinho e não possui estrutura como a sua vizinha e por isso, muitos nem se dão trabalho de apreciar a praia, apenas continuam seguindo a trilha ou desistem antes de chegar, o que torna a praia maus bem preservada e deserta entre as quatro.
Durante a maré baixa, a barreira de corais proporciona pequenas piscinas para banho. A água calma, a privacidade e a natureza a volta torna uma praia perfeita para relaxar e curtir com a família.

Praia da Engenhoca – Itacaré

Praia da Engenhoca - ITACARÉ

Particularmente das 4 praias, é a minha praia preferida, além da beleza, tomar banho no rio desaguando no mar é maravilhoso.
Devido as suas ondas ideias para surf, a praia é muito procurado por sufistas, inclusive iniciantes. Também, atrai muitos turistas pela deságua do Rio Burndanga, que assim como Itacarézinho, permite banhos salgados e doces e por ter uma infraestrutura mínima.
Uma vez que possui vários mirantes, a trilha até a praia é considerada uma das mais belas, dura cerca de 20 minutos dentro da densa mata atlântica. Além disso, a mata e os coqueiros que cercam a praia garantem boas sombras, ótimo para deitar na areia e descansar.
No rio também tem opção de fazer stand up paddle (possui alugueis no local).

Como Chegar:

Para começar a trilha por Itacarezinho, vá por 15,9 Km ao sul de Itacaré pela BA-001, e pela praia Engenhoca, é a mesma rodovia que a Jacarezinho, mas 1Km antes.

DICA DA BETH:

  • Leve um par de tênis
  • Garrafinha de água
  • Protetor solar
  • Chapéu ou boné
  • Dinheiro em espécie

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

NOS SIGA NO INSTAGRAM: BETH CRISKO | NINA DOG

Autor

Escreva um Comentário